domingo, 29 de junho de 2008

A técnica da entrevista




A técnica da entrevista


A técnica da entrevista poderá ser utilizada em vários momentos do trabalho de investigação a realizar com os professores e os alunos de turmas observadas.
A finalidade das entrevistas a realizar consiste na recolha de dados de opinião que permitam não só fornecer pistas para a caracterização do processo em estudo, como também conhecer sob alguns aspectos os intervenientes do processo. Isto é, se, por um lado, se procura a informação sobre o real, por outro lado, pretende-se conhecer algo dos quadros conceptuais dos entrevistados, enquanto elementos constituintes do processo.
As entrevistas têm, assim, finalidades de investigação, evidentes nos dois planos de tratamentos de dados.
Tratando-se de entrevistas de investigação impõe-se proceder à definição de um certo número de princípios, necessários à sua concretização, a sabe:
- evitar, na medida do possível, dirigir a entrevista;
- não restringir a temática abordada;
- estabelecer os quadros de referência utilizados pelo entrevistado.
De acordo com o primeiro princípio, procura-se dar a palavra “ao entrevistado”, não coartando a sua expressão: o entrevistado poderá a bordar o tema como quiser, durante o tempo que quiser, sem interferência do entrevistador.
Pretende-se utilizar, na condução da entrevista, uma orientação semi-directiva, sem prejuízo de uma prévia estruturação da entrevista, estruturação desenvolvida em termos de objectivos gerais e específicos.
A definição precisa dos objectivos é uma questão essencial que permitirá uma maior maleabilidade na escolha dos processos e meios utilizados na orientação da entrevista.
Relativamente ao segundo princípio, procura salvaguardar-se a possibilidade de alargamento, ao longo da entrevista, dos temas proposto ao entrevistado.
Em relação ao terceiro princípio, entende-se que a liberdade que se pretende dar ao entrevistado não deverá ser incompatível com a necessidade de precisar os quadros de referência do entrevistado, levando-o a esclarecer conceitos e situações.

Sem comentários: