segunda-feira, 19 de maio de 2008

Estudo de caso


Um "estudo de caso" caracteriza-se como " (...) um acontecimento ou facto, uma dada situação, considerada como uma entidade descrita mas tal como se manifesta no local onde existe e possuindo a sua forma particular de evolução." (Lafon, 1969) In Investigação em Educação de Alberto B. Sousa.
Há críticos do estudo de caso que lhe apontam o facto da sua impossibilidade de estabelecer generalizações, colocando deste modo em causa a sua utilidade científica, pois o que acontece num dado contexto específico, não servirá de exemplo para outros casos noutras situações diferentes.
Vantagens:
- Concentração das atenções do investigador;
- Utilização cruzada de diversos instrumentos de avaliação sobre o caso;
- Procura identificar os diversos processos interactivos em curso, para compreender melhor a sua fenomenologia;
Desvantagens:
- Impossibilidade de estabelecer generalizações, colocando em causa a sua utilidade científica;
- Tratando-se de uma investigação in loco é difícil voltar a repetir a informação obtida, não permitindo verificar se houve distorções na sua obtenção;
Procedimentos:
1º. Recolha a mais exaustiva possível, dos dados sobre o caso em estudo e o contexto em que está inserido.
2º. Análise qualitativa e quantitativa desses dados, procurando relações, discrepâncias, frequências e elementos significativos.