segunda-feira, 31 de março de 2008

O Método Científico


O método científico pode ser entendido como um modo sistemático de explicar um grande número de ocorrências semelhantes, procurando descobrir a realidade dos factos.

A investigação nasce de um problema observado ou sentido, dando lugar à selecção do assunto a ser tratado. Por sua vez, esta selecção implica a formulação de uma hipótese ou pressuposição que irá guiar e, ao mesmo tempo, delimitar o problema que vai ser investigado.

Neste sentido, podemos distinguir diferentes processos utilizados pelo método científico, a saber:

- observação e recolha de dados;
- hipótese ou pressuposição que procura explicar provisoriamente o fenómeno em estudo, até que os factos a venham confirmar ou infirmar;
- experimentação que procura verificar a hipótese;
- indução, forma de raciocínio ou de argumentação, isto é forma de reflexão, que se baseia na generalização de propriedades comuns a certo número de casos observados a todas as ocorrências de factos semelhantes;
- dedução, forma de raciocínio que parte do geral para o particular;
- análise – decomposição de um todo nas suas partes;
- síntese – reconstituição da totalidade decomposta da análise;
- teoria – construção intelectual que aparece como resultado da pesquisa científica.

Será oportuno, neste momento, distinguir os conceitos de método, processo e metodologia.

Por método entende-se o procedimento ordenado e sistemático que visa a busca do conhecimento, enquanto o processo (a técnica) é a aplicação específica do plano metodológico e forma específica de o executar. Por sua vez, a metodologia tem por objecto o estudo, a descrição e a análise dos métodos.

Sem comentários: